Solene comemora 50 anos de atuação da Aldeias Infantis SOS Brasil

Objetivo inicial da ONG foi acolher órfãos da 2ª Guerra Mundial
07/10/2016 16:25 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Márcia Lia na condução dos trabalhos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laine, na condução do cerimonial <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação de crianças de São Bernardo atendidas pela ONG<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Camille El-Khouri  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandra Greco da Fonseca, Márcia Lia e Camille El-Khouri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Lidia Mitiyo Endo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Marli da Silva  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195191.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Wagner Luiz Rocumback  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia na condução dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandra Greco da Fonseca <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da deputada Márcia Lia (PT), a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que completa 50 anos de atuação no país, foi homenageada nesta sexta-feira, 7/10. Márcia Lia declarou que o Brasil e a Assembleia devem ter gratidão pelo trabalho da ONG Aldeias. "São 50 anos de amor, solidariedade e fraternidade. Por isso o fundamental o papel da Aldeias em todo nosso Estado", completou a deputada. Em São Paulo, a entidade está presente em oito cidades, com 89 casas-lares, assistindo através de 17 projetos a cerca de 6 mil jovens em situação de vulnerabilidade.

Criada na cidade austríaca de Imst, em 1949, pelo educador Hermann Gmeiner, a ONG iniciou seus trabalhos no Brasil em 1966, sendo que atualmente possui 24 programas em 12 Estados brasileiros.

Seu objetivo inicial foi o de acolher crianças órfãs, vítimas da 2ª Guerra Mundial. Com o passar do tempo, o campo de atuação foi ampliado para defesa de direitos e ações voltadas a saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxílio em emergências. Atuando em 133 países, a ONG atende crianças em situação de vulnerabilidade social que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias.

Gestão com transparência

Camille El-Khouri, membro da junta diretiva da Aldeias Infantis SOS Brasil, agradeceu a realização da cerimônia e explicou as práticas de gestão da ONG. "Atuamos com total transparência na prestação de contas, com auditoria externa através de três empresas de nível internacional. Somando o conselho diretor, fiscal, auditoria externa e os comitês formados, temos as melhores práticas de governança, com total transparência e total prestação de contas com segurança, demonstrando onde cada real é destinado", informou Khouri.

Durante a cerimônia foram homenageados com placas comemorativas os colaboradores da unidade do Jardim Rio Bonito (zona sul da capital): Wagner Luiz Rocumback, do setor de manutenção; Marli da Silva, mãe social; e Lídia Mitiyo Endo, mãe social aposentada. Nove adolescentes do Núcleo de Integração Sociocultural de São Bernardo fizeram apresentação musical, tocando alfaia, tambores de maracatu, meia-lua e caixa.

A gestora nacional da Aldeias SOS Brasil, Sandra Greco da Fonseca, que agradeceu à iniciativa da parlamentar, considera que as ações desses 50 anos vem ocorrendo graças ao apoio do Poder Público e de pessoas que dão ajuda incondicional. "Somos e gostamos de ser considerados um movimento bastante forte, radical e intransigente na luta cotidiana pelos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco. Atuamos sempre na perspectiva de apoiá-los em diferentes programas e na busca do protagonismo a que eles têm direito na construção de seu futuro", asseverou Sandra.

Compareceram ao evento o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fábio Garcia Paes, integrantes e colaboradores da ONG, além de jovens assistidos.

alesp