Previsão para convocação de aprovados na PM


14/10/2016 16:36 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sem resposta conclusiva do comando da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública para o prazo de convocação dos candidatos aprovados em concurso de oficial administrativo da corporação, a deputada Márcia Lia (PT) solicitou a informação à Casa Civil estadual.

"A questão dos concursos públicos do Estado de São Paulo é muito preocupante, em especial os que envolvem as polícias. São milhares de vagas e candidatos aprovados, à espera de chamada para ocupar esses postos. Os prejuízos são muitos para quem sonha com uma carreira pública e dedicou tempo e dinheiro nisso, mas ainda mais para a segurança pública de São Paulo", observa a deputada. "É impossível ter tantos postos abertos na Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica e não comprometer o atendimento à população, a prevenção e solução de crimes."

No Requerimento 238/2016, a deputada questiona o secretário Samuel Moreira sobre a previsão de nomeação dos aprovados para o cargo, criado especialmente para o concurso de edital DP-2/321/14. Ela quer saber a data de convocação, quantos servidores serão nomeados de início e qual o cronograma para preencher todas as 5 mil vagas.

Segundo informações contidas no edital do concurso, de junho de 2014, há 9.455 candidatos aprovados para os 5 mil postos de oficial administrativo 1-A da Polícia Militar em todo o Estado. O resultado do concurso foi homologado em 22 de julho de 2015 e, em 6/8, o governador Geraldo Alckmin, via Secretaria de Segurança Pública, autorizava a convocação imediata de mil candidatos aprovados. Mas o processo parou e até o momento não foi retomado, passados já quase 14 meses.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp