ILP promove palestra sobre prevenção do câncer de mama

Iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa
18/10/2016 19:40 | Do ILP - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Marta Livia Suplicy, Marisa Spinardi, Albertina Duarte Takiuti, Rodrigo Tritapepe e Tininha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista, em parceria com o Departamento de Saúde da Alesp e a União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), promoveu, no dia 17/10, a palestra Câncer de mama: fatores de prevenção, com a médica Albertina Takiuti, especialista em ginecologia para adolescentes.

O diretor-presidente do ILP, Rodrigo Tritapepe, abriu a palestra dizendo que "seria pouco lotar um auditório com centenas de pessoas considerando o conhecimento que a doutora Albertina possui". Ele ainda ressaltou outros eventos promovidos pelo ILP durante o Outubro Rosa.

Albertina apresentou dados sobre o câncer de mama no Brasil. "Por ano são diagnosticados mais de 57 mil casos de câncer de mama, que provocam 156 mortes por dia". Ao apresentar os fatores de prevenção, a doutora ressaltou que a mulher deve ficar atenta ao tabagismo e a obesidade, fatores que podem aumentar a chance de câncer de mama".

Albertina e Tritapepe também falaram da unidade móvel que realiza exames preventivos, já que muitas mulheres não têm fácil acesso aos serviços de saúde. Falaram ainda da proposta da Virada Feminina, a ser realizada no mês de março. "Conversamos com a prefeitura e tivemos essa ideia para divulgar a importância de exames como Papanicolau e mamografia".

alesp