Lançada a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário
07/11/2016 19:48 | Da Redação Monica Ferrero " Fotos: Bruna Sampaio
Foi lançada nesta segunda-feira, 7/11, a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), criada com o objetivo de contribuir para a melhoria do transporte metroferroviário, e para ser um fórum de debate de propostas, estabelecer ações que contribuam para a expansão do transporte de passageiros sobre trilhos e a eficiência da mobilidade urbana, especialmente na região metropolitana de São Paulo.
O coordenador da frente, deputado João Caramez (PSDB), afirmou que "espera agregar num único espaço de discussão atores envolvidos direta e indiretamente na questão do transporte metroferroviário, tema de grande relevância para o nosso Estado e principalmente para a região metropolitana de São Paulo".
Caramez disse ainda esperar que os grupos de trabalho que serão formados apontem os gargalos do transporte sobre trilhos " tanto de passageiros quanto de cargas " e busquem soluções para eles. Portanto, o deputado cobrou empenho dos participantes na discussão, que é, afinal, em defesa dos interesses da população paulista.
Apoiador da frente, o deputado Marcos Zerbini (PSDB) elogiou a iniciativa, considerando o modal metroferroviário vital principalmente para o transporte metropolitano.
Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Emiliano Stanislau Affonso Neto fez explanação sobre os dados levantados na última pesquisa origem-destino feita com usuários de transporte público, que apontou, entre outras coisas, o crescimento do uso do transporte público e também do uso de integração entre os modais de transporte através de bilhetes do tipo único.
Segundo Emiliano Affonso, é preciso investir no transporte público, pois as perdas econômicas geradas com o trânsito na cidade de São Paulo chegam a afetar o PIB nacional. Para isso, é preciso criar, por exemplo, fontes de recurso permanentes e ainda uma sintonia entre os três poderes.
A mesa de abertura dos trabalhos ainda contou com participação do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), Murilo Celso de Campos Pinheiro; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) Vicente Abate; do presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (Anptrilhos) Joubert Fortes Flores Filho; do diretor-presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo; e do diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Paulo De Magalhães Bento Gonçalves.
Além de parlamentares, a frente estará aberta à participação de representantes da sociedade civil, agentes públicos, empresários, especialistas e demais envolvidos e interessados no tema, muitos deles presentes na cerimônia de instalação.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações