Corpo Musical da Polícia Militar é homenageado na Alesp

Sessão solene comemorou os 159 anos do Corpo Musical da PM e o Dia do Policial Militar Músico
08/11/2016 19:39 | Da Redação - Fotos: Luiz Carlos Leite

Compartilhar:

Apresentação da banda no Hall Monumental da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196036.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades entoam o Hino Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196037.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Autoridades recebem homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação da banda no Hall Monumental da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Corpo Musical da PM na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Corpo Musical da Polícia Militar foi homenageado na Assembleia Legislativa em solenidade realizada nesta segunda-feira, 7/11, no plenário Juscelino Kubitschek, pelos 159 anos de sua instituição e pela passagem do Dia do Policial Militar Músico, 28/10.

O evento, com entrega de medalhas do "sesquicentenário do Corpo Musical", foi solicitado pelo deputado Coronel Camilo (PSD), que presidiu a sessão. Além dele, compuseram a mesa o deputado Coronel Telhada (PSDB), o coronel Vicente Antonio Mariano Ferraz (chefe de gabinete do Comando-Geral da PM), o coronel Mario Fonseca Ventura (presidente da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC) e o major Elias Batista do Nascimento (comandante do Corpo Musical). Também esteve presente o coronel Arruda, atuando como mestre de cerimônias.

Em suas falas, as autoridades abordaram a importância do Corpo Musical como exercício da cultura no âmbito da polícia, destacando o fato de que seus integrantes exercem dois papéis ao mesmo tempo na instituição: o de agentes culturais e o de policiais. O deputado Coronel Telhada falou ainda sobre a necessidade de se promover a união dentre os membros da PM a fim de organizar a luta por seus direitos. O major Elias do Nascimento discursou sobre as ações do Projeto Escola, com o tema "Pra Ver a Banda Passar", que faz parte do Programa de Valorização do Policial Militar.

Durante a sessão foi exibido um vídeo institucional do Corpo Musical, apresentando um breve histórico e declarações de alguns membros e ex-membros. Foram também feitas leituras do histórico do Corpo Musical e das leis sobre o dia do Corpo Musical e o Dia do Policial Militar Músico. O coral e a camerata do Corpo Musical apresentaram-se antes da sessão e a banda executou as músicas durante o evento, sob a regência do subtenente Edgar Lourenço da Silva Filho.

A medalha do sesquicentenário foi entregue pelo deputado Coronel Camilo aos coronéis PM Ieros Aradzenka, Celso Monari, Carlos Gomes e Marcelo Vianna; ao tenente coronel PM Claudinei Pereira; aos segundos tenentes PM Milton Santos e Rogério de Carvalho; aos subtenentes Gilson Silva (do Exército) e Luiz Mendes (da PM); aos primeiros sargentos PM Xisto Pinto (reformado) e Christiano Coelho; ao segundo sargento da FAB Daniel Nascimento; aos cabos PM Paulo Chioca e Rogério Ferreira; e aos civis Marcelo Araújo, Marcelo Lopes, Henrique Dourado, José Pereira, Alfredo dos Santos e Eli Oliveira.

Ao encerrar a sessão, o presidente da solenidade, Coronel Camilo, convidou os presentes a apreciar a apresentação da banda sinfônica, no Hall Monumental.

alesp