Prevenção ao uso indevido de álcool e drogas é tema de encontro na Assembleia

NAE reúne entidades e autoridades para tratar da necessidade de políticas públicas voltadas ao tema
11/11/2016 19:11 | Da Redação Marina Mendes Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Reunião ocorreu nesta nesta quinta-feira 10/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Roberto Bonjorno <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Soraya André<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro aconteceu na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196252.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196253.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro Estadual da Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196254.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento foi realizado na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196255.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Assembleia Legislativa realizou o Encontro Estadual da Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas na noite de quinta-feira, 10/11. O evento, com a participação de várias entidades do poder público e da sociedade civil, foi aberto por Paulo Roberto Bonjorno, coordenador do NAE. O deputado Sebastião Santos (PRB) presidiu o encontro, que contou também com as presenças do presidente da Casa Fernando Capez do deputado Coronel Camilo (PSD). Além dos citados, compuseram a mesa Miguel Tortorelli, vice-presidente da Federação do Amor Exigente, o procurador de Justiça Mário Sérgio Sobrinho, Murilo Battisti,presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas - Coned-SP, José Florentino dos Santos, representante da Liga da Prevenção, o promotor de justiça Luis Roberto Vachin e a professora Maria Luiza Nalini. Marcello Nicastro, do NAE, atuou como mestre de cerimônias.

Durante a abertura, foi anunciado o lançamento do livro "Japo Negra", de Soraya André, pioneira do judô feminino e atleta olímpica brasileira, presente para receber cumprimentos e ofertar autógrafos. A história de sucesso da atleta foi usada como exemplo da importância de se ter um projeto de vida como forma de evitar o interesse pelas drogas, pois ofertar essa possibilidade aos jovens é um dos pontos estratégicos na prevenção.

Diversos assuntos foram abordados durante as falas dos componentes da mesa. Foi pontuado que um dos maiores entraves à prevenção é a dificuldade de obtenção de financiamento público pelas sociedades civis. Os problemas decorrentes do uso de drogas por gestantes, particularmente do álcool, também foi tratado, assim como programas de prevenção ou de assistência a dependentes químicos desenvolvidos pelas entidades presentes.

A necessidade de se trabalhar com políticas públicas de prevenção dentro das escolas foi o tema comum a todas as falas. Destacou-se que o investimento necessário para promover as atitudes preventivas é sempre menor do que o despendido com tratamentos e paliativos, tendo a vantagem de evitar diversos problemas decorrentes do uso inadequado de álcool ou outras drogas, lícitas ou ilícitas.

Os participantes vão elaborar proposta de indicação, a ser apresentada à Alesp, contendo diretivas e metas acerca de políticas públicas preventivas a serem potencialmente implementadas no Estado.

alesp