Frente de Apoio ao Turismo realiza reunião na Assembleia Legislativa


11/11/2016 18:42 | Da Redação - Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Reunião ocorreu nesta nesta quinta-feira 10/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marcos Antonio Ferreira,  Lamara Amiranda, João Caramez, Célia Leão, Romildo Campello e Roberto Sekya<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lamara Amiranda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Antonio Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Sekya<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Romildo Campello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão e João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico realizou reunião, no dia 10/11. A deputada Célia Leão (PSDB) presidiu a mesa, composta pelo deputado João Caramez (PSDB); por Romildo Campello, secretário estadual-adjunto de Turismo; Lamara Amiranda, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), da Secretaria estadual de Turismo; Roberto Sekya, da Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Marcos Antonio Ferreira, prefeito de Patrocínio Paulista, representando os prefeitos do Estado.

O objetivo do encontro foi ouvir demandas trazidas por prefeitos, vereadores, conselheiros municipais, empresários e agentes de turismo de diversas cidades. Celia Leão considera importante que os representantes das cidades apresentem as necessidades de suas regiões. "Estamos aqui para conversar, traçar ideias, sugestões e críticas e queremos que todos se manifestem", pediu Célia.

Na opinião de Roberto Sekya, "em algumas regiões do Estado, só conseguimos levar o movimento econômico de empreendedorismo através do turismo, e ainda temos muito a explorar. Precisamos empreender".

Em todo o Estado, ocorrem cerca 100 mil eventos por ano, a maioria na cidade de São Paulo. "O turismo é uma área fundamental para nosso Estado e a Assembleia tem atuado de maneira muito séria, esclarecendo aos municípios todas as regras e critérios exigidos para que se tornem efetivamente municípios de interesse turístico", disse Romildo Campello.

As feiras de negócios totalizam 213 mil ao ano. "Só na cidade de São Paulo, onde ocorre a maioria delas, o impacto econômico é de cerca de R$ 16,3 bilhões, com 8,8 milhões de visitantes, dos quais 70% hospedam-se em hotéis", segundo Armando de Arruda, diretor executivo da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe).

No evento, o Centro de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing, da ECA/USP, apresentou um projeto solicitado pela Secretaria de Turismo, o Sistema Integrado de Turismo. Trata-se de um inventário digital que mapeará detalhadamente todo o acervo turístico presente no Estado, com o objetivo de potencializar o turismo. No acervo serão disponibilizados dados básicos e de infraestrutura de apoio turístico de cada cidade.

alesp