Assembleia Legislativa sedia palestra para esportistas


18/11/2016 17:10 | Da Redação Beatriz Correia - Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Palestra ocorreu  nesta quinta  17/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra foi realizada na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na palestra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra ocorreu nesta quinta 17/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 17/11, jovens interessados em seguir carreira esportiva participaram da palestra "Atletas Inteligentes: reciclando emoções, conquistando objetivos". O evento, uma iniciativa da Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, contou com a presença de especialistas e professores de educação física.

O objetivo da palestra foi promover motivação e prestar orientações para os esportistas que tentam iniciar carreira na área. Ricardo Antonio Torrado de Carvalho, idealizador do Movimento Educatleta, explicou sobre o projeto e as diferenças entre a base esportiva do Brasil e dos EUA. "Aqui o jovens começam em clubes para tentar uma vaga na categoria profissional e, por último, um ou outro se torna um super-herói do esporte. Lá fora, a educação esportiva começa nas escolas", afirmou. Ricardo defende a junção da educação com o esporte.

A escritora e professora Eliane Couto complementou a fala de Ricardo ao abordar o tema Inteligência Emocional, aplicando a teoria na vida dos esportistas. Eliane ressaltou a importância de controlar as emoções para que a vida pessoal converse bem com o esporte. "São necessárias cinco virtudes para um bom controle emocional: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e relações interpessoais", declarou a professora.

O coordenador de programas para a juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Wilson Carlos dos Santos, motivou os jovens, afirmando que "a chave do sucesso é não desistir dos objetivos". A palestra abordou as dimensões intelectuais e socioemocionais de maneira lúdica e dinâmica, através de histórias de vida e atividades em grupo.

O evento teve o apoio da Abrapefe (Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esporte), do Centro de Excelência Esportiva, da Federação Paulista de Atletismo (FPA), do curso de educação física da faculdade Anhembi Morumbi e outras instituições ligadas ao mundo do esporte.

alesp