Sessão solene comemora os 50 anos da ECA
21/11/2016 19:30 | Da Redação - Fotos: Roberto Navarros
Presidida pelo deputado Roberto Massafera (PSDB), a solenidade realizada nesta segunda-feira, 21/11, comemorou os 50 anos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em seu discurso, o parlamentar fez um relato histórico da ECA, exaltando suas qualidades ao longo deste meio século de existência.
O evento contou com a presença de Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de graduação da universidade, representando reitor Marco Antonio Zago; Margarida Maria Krohling Kunsch, diretora da ECA; Eduardo Henrique Soares Monteiro, vice-diretor; Ethevaldo Siqueira, comentarista da rádio CBN, representando os ex-alunos da área de comunicação; e Domingos Tadeu Chiarelli, professor da ECA e diretor da Pinacoteca do Estado, representando os ex-alunos da área de artes.
Ethevaldo Siqueira falou sobre sua experiência como estudante, enfatizando a visão vanguardista da instituição e lembrando os problemas enfrentados em decorrência do regime militar da época. "Só o que tínhamos em comum era a resistência democrática contra o regime militar", observou.
Domingos Chiarelli fez um histórico da ECA, passando pelo desenvolvimento do ensino no país desde o século 19 até a fundação da escola em 1966. E fez um alerta: "o Departamento de Artes Plásticas corre o risco de deixar de existir por falta de investimentos", disse, e apelou aos atuais deputados para mirarem-se nos primeiros deputados republicanos do Estado ao criarem o Instituto de Artes, e não se esquecerem das artes plásticas. "Não deixem agonizar e morrer o Departamento de Artes por falta de incentivos", concluiu.
Margarida Kunsch falou sobre a escola e suas principais atribuições, e o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes discorreu sobre o papel fundamental da instituição "do ponto de vista profissional e para o bem da alma no Estado de São Paulo".
O coro de câmara Comunicantus, do Departamento de Música da ECA, entoou três canções sob a regência do maestro Marco Antonio da Silva Ramos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições