Deputado promove encontro em defesa das Apaes paulistas


24/11/2016 17:21 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Ed Thomas (ao microfone) coordena encontro das Apaes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Ed Thomas (PSB) promoveu encontro de representantes de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado de São Paulo, no dia 23/11, na Assembleia Legislativa. Congregando 305 entidades, estas instituições prestam há mais de 60 anos serviços altamente especializados nas áreas de assistência social, saúde e educação, atendendo diariamente mais de 20 mil alunos com deficiência múltipla, intelectual e autismo, conveniados com a Secretaria Estadual da Educação.

"Ocorre atraso na tramitação do convênio a ser firmado entre 258 Apaes e a Educação, para 2017. Embora os processos sejam concluídos até outubro, até o momento não foram realizados", justifica a presidente da Federação das Apaes/SP, Cristiany de Castro.

As entidades questionam ainda a defasagem de R$ 508,33 no custo médio mensal de atendimento especializado em educação, que deveria ser de R$ 800 por aluno com deficiência grave. Ed Thomas conclamou todos a manterem a luta pelo repasse do valor "per capita", conforme os parâmetros de cálculo do Fundeb para educação especial. Também é urgente o reajuste da parceria que desde 2014 não foi revisada e é insuficiente para o cumprimento das obrigações pactuadas nos termos do convênio.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp