Solene homenageia 25 anos da profissão de bombeiro feminino


28/11/2016 18:17 | Da Redação - Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Centenas de bombeiras participaram da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Félix, Rogério Bernardes, Fernando Capez, Coronel Telhada e Edson Sampaio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageadas durante a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196757.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Coronel Telhada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Bernardes, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mulheres bombeiras durante a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O jubileu de prata da instituição da carreira de bombeiro feminino foi comemorado em sessão solene, nesta segunda-feira, 28/11, na Assembleia Legislativa. Conduzida pelo presidente Fernando Capez, a solenidade teve a mesa composta pelo coronel PM Félix, representando Ricardo Gambaroni, comandante geral da PM; pelo coronel PM Rogério Bernardes Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado; deputado Coronel Telhada (PSDB) e pelo coronel Edson Sampaio, ex-comandante do Corpo de Bombeiros.

Após chamar as mulheres da Corporação de "esforçadas, estudiosas e compromissadas". Capez afirmou que "elas foram assumindo seus lugares nas carreiras, atuando com destaque em qualquer área, inclusive no salvamento, com postura singular". Coronel Telhada declarou respeito ao Corpo de Bombeiros, que há 136 anos presta excelentes serviços ao Estado. "Parabenizo, em especial, às mulheres, há 25 anos na profissão, executando bem os serviços".

Em 1991, a corporação feminina tinha 37 integrantes, as Pioneiras do Fogo, homenageadas durante a cerimônia. No início, as mulheres faziam apenas o serviço de resgate. "Graças à dedicação e competência dessas precursoras, a proposta inicial foi ampliada para serviços administrativos e operacionais do Corpo de Bombeiros", disse a capitã da PM Andréia de Toledo. Atualmente, 352 mulheres estão integradas e preparadas para a execução de todas as atividades do Corpo de Bombeiros. Além de componentes das unidades de resgate, há mulheres nas equipes de combate a incêndios, busca e salvamento, dirigindo viaturas pesadas, trabalhando como guarda-vidas e oferecendo suporte às atividades operacionais.

Para o coronel Bernardes, a home­nagem é merecida. "É um orgulho a competência e desprendimento da mulher, que ocupa espaço no Corpo de Bombeiros, num grupo que cresceu nesses 25 anos".

alesp