Ato solene homenageia participantes da Confraternização Internacional Nikkei


05/12/2016 18:47 | Da Redação " Fotos: Maurício Garcia de Souzas

Compartilhar:

Sessão solene realizada nesta sexta-feira, 2/12<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197216.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197218.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Confraternização Internacional Nikkei é homenageada na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 2/12, o deputado Hélio Nishimoto (PSDB) realizou ato solene na Assembleia Legislativa para homenagear não somente os competidores brasileiros " que venceram em sete das nove modalidades esportivas ", mas também técnicos, dirigentes e líderes das associações japonesas (kaikan) que participaram da 22ª edição da Confraternização Internacional Nikkei, realizada entre os dias 22 e 25/9, no México. O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu 564 atletas de 10 países, entre eles 231 do Brasil, todos descendentes de japoneses. Neste ano, participaram nikkeis da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e República, nas modalidades esportivas de atletismo, boliche, golfe, judô, natação, tênis de mesa, futebol society, voleibol e tênis de campo.

Além de Nishimoto e do presidente da Assembleia Fernando Capez " que relembrou seus tempos de praticante de judô e reverenciou a cultura japonesa ", participaram da mesa o presidente da comissão organizadora da Confraternização, Valter Sassaki; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; a presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Harumi Goya; o presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil, Noritaka Yano; e o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP).

Todos os participantes elogiaram o desempenho dos atletas e, antes de tudo, os valores da cultura japonesa ressaltados nessa competição internacional. Sassaki, no entanto, tem os olhos já em 2018, que marcará os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e que terá o Chile como país-sede do evento. Sassaki espera ver revelados alguns dos atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas de Tóquio.

Nishimoto, vice-presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, lembrou que 2020 será um ano duplamente importante para a comunidade japonesa: Olimpíadas de Tóquio e 24ª edição da Confraternização em São Paulo. Após os pronunciamentos, atletas e dirigentes foram homenageados com placas de honra ao mérito.

alesp