Requerimento pede preenchimento total das vagas para perito criminal


09/12/2016 16:36 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:

Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197521.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em requerimento protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Raul Marcelo (PSOL) quer saber da Secretaria do Estado da Segurança Pública o porquê da não nomeação de 310 pessoas (no total de 447 vagas) que foram aprovadas, em concurso público, para atuar como perito criminal.

Em março deste ano, das 447 vagas, apenas 112 foram preenchidas pelo governo estadual. Em novembro, mais 25 candidatos foram chamados para compor a equipe de perícia criminal do Estado. Segundo Raul Marcelo, o atual nível de vacâncias na carreira de perito criminal é da ordem de 36%, com a possibilidade de essa situação se agravar ainda mais em virtude das recentes solicitações de aposentadoria e exonerações. Além disso, "existe uma carência de recursos humanos no Instituto de Criminalística, e isso afeta negativamente a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Técnico-Científica", explicou o deputado.

De acordo com a justificativa do requerimento, para os órgãos de segurança pública desempenharem satisfatoriamente as suas atribuições, faz-se necessário que o Instituto de Criminalística possa contar com um quadro robusto de recursos humanos, isto é, sem que haja um nível elevado de vacâncias capaz de comprometer a adequada prestação do serviço público. Caso contrário, é a sociedade que arcará com prejuízos irreparáveis não apenas à segurança física e psíquica das pessoas, como também à preservação da ordem pública.

raulmarcelo@al.sp.gov.br

alesp