Comissão de Atividades Econômicas recebe secretário de Agricultura e Abastecimento

Parlamentares questionaram sobre agricultura familiar e gestão de recursos
14/12/2016 21:02 | Da Redação: Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Comissão ocorreu nesta quarta-feira, 14/12	  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Jardim e Itamar Borges	 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares presentes na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cumprimento ao artigo 52-A da Constituição do Estado de São Paulo, o secretário Arnaldo Jardim prestou contas do andamento de sua gestão, nesta quarta-feira, 14/12, à Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa. O mandatário falou sobre ações, programas e metas da secretaria.

Em sua exposição inicial, Arnaldo Jardim apresentou a estrutura da secretaria, descrevendo brevemente as atribuições de cada uma de suas unidades e dividiu a fala em quatro eixos estratégicos: agricultura em harmonia com o meio ambiente; apoio ao pequeno agricultor e agricultura familiar; São Paulo, centro da produção do conhecimento e qualidade; e segurança alimentar.

De cada um dos eixos, o secretário descreveu vários programas e realizações, como parcerias, fomentos, cursos, projetos e publicações. Destacou a discussão e implementação do Programa de Feira do Produtor e a Feira de Orgânicos que, agora, além de acontecer no Parque da Água Branca, está no metrô Jabaquara.

O secretário pediu o auxílio do Parlamento para a aprovação de um projeto que deverá ser enviado pelo Executivo com o objetivo de desburocratizar a agroindústria artesanal. Ele falou ainda sobre a feira da produção da agroindústria artesanal que exibiu produtos lácteos, de mel e banana, frutas e legumes, embutidos, peixes e crustáceos, suínos, caprinos e ovinos. Outro projeto que deve ser enviado à Assembleia, informou Jardim, disciplina a utilização de agrotóxicos. Embora haja leis sobre a questão, o secretário alegou serem necessárias regras mais efetivas.

Os deputados questionaram Jardim quanto a aspectos da agricultura familiar e, em especial, sobre gestão de recursos. Participaram da reunião, presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), os deputados Márcia Lia e Ana do Carmo (ambas do PT), Cezinha de Madureira (DEM), Davi Zaia (PPS), Fernando Cury (PPS), Celino Cardoso (PSDB), Reinaldo Alguz (PV) e Sebastião Santos (PRB).

alesp