Residentes ganham emenda ao Orçamento para 2017


15/12/2016 18:34 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Neder acompanha a mobilização dos residentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os médicos residentes conquistaram importante vitória, no dia 14/12. após intensa mobilização junto ao Parlamento, quando foi incluída emenda ao Orçamento estadual 2017, prevendo a destinação de R$ 28 milhões para o pagamento do reajuste de 11,9% para a categoria. Somente o Estado de São Paulo não paga a reposição, aprovada nacionalmente para ser aplicada desde abril de 2016.

Em meados de novembro, os residentes participaram de reunião da Comissão de Saúde e, por solicitação do deputado Carlos Neder (PT), foi feita audiência pública para tratar do reajuste da bolsa-auxílio. Incansáveis os médicos participaram regularmente das atividades na Assembleia, acompanhando as comissões da Casa e reunindo-se com parlamentares de todos os partidos para sensibilizá-los sobre o pleito.

O percentual do reajuste foi definido em 2015, após mobilização nacional dos médicos residentes e acordo realizado com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), com a anuência da Secretaria de Estado da Saúde. Nacionalmente o valor bruto do auxílio reajustado é de R$ 3.330,43. Em São Paulo, o calote gerou enorme insatisfação e consequente greve dos residentes.

deputadoneder@al.sp.gov.br

alesp