Plano emergencial contra efeitos da ressaca no litoral

Parlamento Jovem 2016 - Partido da Agricultura
19/12/2016 17:33 | Da Redação: Foto Marco Cardelino

Compartilhar:

Pedro Jonas, parlamentar jovem do Colégio Santa Cecília<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pedro Jonas, parlamentar jovem do Colégio Santa Cecília, de Santos, apresentou o Projeto de Lei nº 8, pelo Partido da Agricultura e Meio Ambiente, cujo objetivo é a criação do Plano de Ação de Emergências contra os efeitos da ressaca no litoral do Estado.

Segundo a proposição, a população deve ser informada sobre ações preventivas e emergenciais. O projeto obriga, nas comunidades de maior risco, a implantação de sirene de alerta e a realização periódica de exercícios simulados. Além disso, seria obrigatório o monitoramento das condições das marés, visando à segurança e à implantação de medidas preventivas.

O parlamentar lembra que no dia 21 de agosto de 2016 ocorreu a maior ressaca dos últimos 11 anos. Segundo a Defesa Civil, as ondas fora da costa atingiram 4,5 metros de altura e, na orla, 2,6 metros. Os ventos sopraram a 82 km/h. A água do mar invadiu a orla provocando um cenário de destruição em parte do litoral santista. Esse fenômeno, ressalta a autora do projeto, tem sido mais frequente nos últimos anos. Desta forma, o projeto teria como objetivo prevenir os cidadãos e evitar grandes prejuízos materiais e até mesmo mortes.

alesp