PL prevê incentivos para uso de materiais reciclados


22/12/2016 10:31 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Sardelli (à esq.) em reunião da Frente Parlamentar Têxtil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg198257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou dia 21/12 o Projeto de Lei 657/2013, de autoria do deputado Chico Sardelli (PV), que prevê incentivos fiscais para fabricantes têxteis que utilizarem materiais reciclados em sua produção. A proposta segue agora para análise do governador Geraldo Alckmin. Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e Confecção, Sardelli destaca que esse projeto atende reivindicação do setor e foi discutido com a participação do Sinditêxtil-SP e da Abit.

De acordo com o PL, o fabricante que promover saída de produtos têxteis produzidos a partir do uso de resíduos têxteis em geral, retalhos de tecidos recicláveis ou materiais derivados da moagem ou trituração de resíduos plásticos recicláveis, inclusive garrafa PET, poderá promover crédito presumido da importância equivalente a 80% do valor do ICMS incidente sobre a respectiva operação de saída interna. O benefício será efetuado sem prejuízo dos demais créditos previstos na legislação.

"A medida que propomos poderá propiciar equilíbrio na cadeia produtiva, além dos benefícios ambientais e sociais correlatos, justificando, assim, a concessão de créditos presumidos aos industriais que utilizarem insumos de processo de reciclagem. O Estado de São Paulo, inclusive por iniciativa da Assembleia Legislativa, é competente para legislar em matéria de proteção do meio ambiente e combate à poluição", destacou Sardelli.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp