Reforma na Favela de Jacareípe segue com demolição de barracos


12/01/2017 15:03 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Favela de Jacareípe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198531.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A reforma das instalações da Favela de Jacareípe, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, foi iniciada na última semana e segue com a demolição de mais de 30 barracos no entorno das caixas d"água do local. A obra é uma conquista do mandato da deputada Márcia Lia (PT), que interveio em favor dos moradores junto à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), à prefeitura da capital e ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

"Essas famílias estavam instaladas de forma tão perigosa que a qualquer momento poderiam ser vítimas de uma tragédia. Todas as instalações elétricas e hidráulicas estavam irregulares e o madeiramento já não suportava o peso dos reservatórios de água. Não podiam continuar nessa situação. Felizmente, a obra está caminhando, a favela está recebendo melhorias e as famílias agora já estão em um local seguro", observa a deputada.

A favela tem cerca de 200 famílias, mas 35 apenas foram retiradas porque estão na área de reforma e de risco. Duas delas ainda ignoram os riscos e resistem em sair do local. Uma família gastou muito para construir seu barraco, acredita estar em segurança e não quer sair. Outra moça se nega a sair da favela para aluguel social desde as primeiras reuniões. As negociações e tentativas de remoção para um lugar seguro de fato continuam.

Enquanto isso, a obra é feita lentamente, desde a demolição dos barracos até a retirada do entulho de construção, para não resultar ainda em mais prejuízos para a estrutura, que é completamente interligada.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp