Veículos com mais de três passageiros poderão ser isentos de pedágio


23/01/2017 17:16 | Da Redação

Compartilhar:


O Projeto de lei 380/2010, do deputado Edson Giriboni (PV), que institui o Programa Carona Verde, através do qual os veículos de passeio utilizados por três ou mais pessoas serão isentos do pagamento de tarifas de pedágios, foi aprovado no último dia 21/12. Aguarda agora sanção do governador para tornar-se lei. Pela proposta, a isenção só se dará nas novas praças de pedágios a serem implantadas após a publicação da lei, que ainda deverá ser regulamentada no prazo de 90 dias.

Segundo o autor, a medida tem importância ambiental, pois incentiva a carona, diminuindo o número de veículos nas rodovias e vias públicas e, consequentemente, a poluição.

"A chamada carona verde, conhecida por carona solidária, é o uso compartilhado em alternância de um veículo particular por duas ou mais pessoas. Em geral, todos os participantes são proprietários de um automóvel e alternam o seu uso, economizando assim as despesas de viagem", afirma Giriboni, lembrando que a medida é muito incentivada nos Estados Unidos, Canadá e vários países da União Europeia.

alesp