Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea


14/02/2017 13:59 | Da Redação

Compartilhar:


De iniciativa do deputado Ed Thomas (PSB), foi aprovado em dezembro o Projeto de Lei 36/2009, que determina a realização, anualmente, de 14 a 21 de dezembro, da Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea.

Neste período, deverão ser desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. Para isso, é sugerido o uso da frase "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você pra viver: cadastre-se como doador de medula".

O PL, que encontra-se aguardando sanção do governador, prevê que "as ações, atividades e campanhas publicitárias devem envolver órgãos públicos e entidades privadas no âmbito do Estado, a fim de informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores, a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome)".

Thomas, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio e à Doação de Transplante de Medula Óssea, lembra que a doação é feita sem prejuízo à saúde do doador, permite o transplante de medula óssea, sendo indicado para pacientes que sofrem de leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico.

alesp