Solenidade homenageará fundador da Oscip Turma do Bem


13/02/2017 17:40 | Da Redação

Compartilhar:


Na próxima sexta-feira, 17/2, a Assembleia Legislativa realizará, a pedido do presidente Fernando Capez, sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao dentista Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da Oscip Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Em 1995, Bibancos escreveu seu primeiro livro, Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora), com foco na prevenção de problemas odontológicos. Por ocasião do lançamento da obra, ele foi convidado a realizar palestras em escolas. Nas escolas públicas, as mães explicavam a situação bucal dos filhos, mostrando que a prevenção já não adiantava mais. Ele então resolveu unir 15 colegas para atender gratuitamente alguns casos.

Assim surgiu a ideia que resultou na organização Dentista do Bem. Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu certificação do Ministério da Justiça como Oscip. Hoje a entidade tem outros focos de atuação, como atendimento odontológico a mulheres vítimas de violência.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) é um tipo de entidade ou organização, cuja qualificação jurídica pode ser atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público com interesse social, que podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada sem fins lucrativos. Ou seja, são as entidades típicas do terceiro setor.

alesp