Criação da Região Metropolitana de Piracicaba


14/02/2017 17:46 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199290.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aldo Demarchi (DEM) tem estudado problemas comuns às cidades que compõem a futura Região Metropolitana de Piracicaba. A iniciativa tem pautado suas conversas com prefeitos, vereadores, empresários, governadores e com seus pares na Assembleia Legislativa, há pelo menos duas décadas.

Para Demarchi, um dos desafios a serem vencidos é a destinação do lixo doméstico. A maioria dos municípios não tem local adequado ou paga caro para transportar o lixo até aterros, muitas vezes distantes de onde se faz a coleta. "Uma das soluções poderia ser a implantação de usina regional que atenda adequadamente a todos", disse o parlamentar.

O projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, elaborado em conjunto com o deputado Roberto Morais (PPS), vai promover o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida; e a cooperação entre diferentes níveis de governo para melhor aproveitamento dos recursos, dentre outros benefícios. "Estou convencido de que este é o caminho", concluiu Demarchi.

A Região Metropolitana de Piracicaba será composta pelos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp