Criação da Semana do Rim é debatida na TV Assembleia SP


02/03/2017 18:35 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Reginaldo Carlos, Ed Thomas, Mauro Frysman e Wesley Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg199805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estimular a reflexão sobre os problemas do portador de insuficiência renal crônica e incentivar a doação e transplante de rins; sensibilizar a sociedade e o poder público sobre o seu papel na melhoria da qualidade de vida do portador de insuficiência renal crônica e do transplantado; e estabelecer que a creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais. Estes são alguns dos propósitos do deputado Ed Thomas (PSB) ao apresentar o Projeto de Lei 1/2017, que institui a Semana Estadual do Rim, do Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado.

Para debater esta iniciativa, o parlamentar participou, no dia 22/2, do programa Em Discussão, da TV Assembleia SP, apresentado pelo jornalista Mauro Frysman. "No Brasil, são mais de 35 mil pacientes com insuficiência renal crônica, mas apenas 10%, ou seja, três mil, conseguem transplantar", enfatiza o parlamentar, ao lado do médico Reginaldo Carlos Boni, nefrologista da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto), e Wesley Leite Ortiz, transplantado renal.

"Só em Prudente, onde temos a Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico ou Transplantado (Carim), são atendidas 350 pessoas com tratamento hemodialítico (hemodiálise), 40 com atendimento dialítico (em casa) e mais 800 passando pelo tratamento conservador, que pode ter acesso à filtragem do sangue", explica Ed Thomas. A entidade é presidida pelo também transplantado Cássio Tuboni, que recentemente agradeceu o trabalho do parlamentar, responsável pelo aumento de mais cinco aparelhos de hemodiálise para o Hospital Regional de Prudente.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp