Deputados elegem nesta quarta-feira a Mesa Diretora para o biênio 2017/2019

Processo de eleição começa a partir das 15h, no plenário Juscelino Kubitschek
15/03/2017 14:07 | Da Redação

Compartilhar:


Nesta quarta-feira, 15/3, a Assembleia Legislativa realiza o processo de eleição da Mesa Diretora do Parlamento, órgão responsável pela direção dos trabalhos administrativo e legislativo da Casa. De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, o processo de eleição começa a ser conduzido pela atual Mesa Diretora. Após a proclamação do resultado da eleição do novo presidente, este assume a presidência da sessão e conduz o restante do processo, promovendo a votação para o cargo de 1º secretário, que após eleito, também toma seu lugar à mesa, assim como o fará o 2º secretário. Dessa forma, está eleita a nova Mesa Diretora. O processo é sucessivo, seguindo-se a eleição do 1º, 2º, 3º e 4º vice-presidentes, 3º e 4º secretários. Cada um dos cargos precisa obter, no mínimo, 48 votos favoráveis.

Não é possível a reeleição para nenhum dos cargos e os eleitos não poderão exercer liderança partidária ou presidir comissões enquanto ocuparem cargos na Mesa da Assembleia. Já o presidente do Legislativo não pode apresentar projetos nesse período.

Além disso, é praxe no Parlamento paulista que as eleições para os cargos da Mesa Diretora se deem de acordo com a proporção partidária, ou seja, o presidente, o 1º e o 2º secretários representam o primeiro, o segundo e o terceiro partidos com maior assento no Parlamento paulista.

alesp