Ex-presidentes Samuel Moreira e Chico Sardelli recebem homenagem do Parlamento
14/03/2017 20:48 | Keiko Bailone Fotos: Vera Massaro e Raphael Montanaro
A Assembleia Legislativa inaugurou nesta terça-feira, 14/3, os retratos dos ex-presidentes Samuel Moreira (biênio 2013/2015) e Chico Sardelli (1º/2 a 14/3 de 2015). O descerramento das placas foi feito pelo presidente Fernando Capez e dezenas de parlamentares participaram da cerimônia. A pintura de Moreira foi feita pelo artista plástico Gabriel do Valle Neto e a de Sardelli, por Marcus Cláudio.
Ao agradecer a homenagem, Moreira, atual chefe da Casa Civil, referiu-se de maneira especial à sua vivência no Legislativo paulista. "Foi muito importante para minha formação política, porque você consegue fazer amigos entre pessoas que pensam de forma diferente". Sobre seu retrato, lembrou ser importante a tradição, por mostrar que os homens passam, mas as instituições permanecem.
Sardelli, por sua vez, disse que ao suceder Moreira encarou uma dura missão, mas deu o melhor de si na presidência da Assembleia. Agradeceu aos que trabalham com ele e reiterou que "o verdadeiro espírito do homem público deve ser o de se preocupar com as próximas gerações e não eleições".
A Galeria dos Presidentes da Assembleia foi inaugurada em 17/12/1920, em plena República Velha, e tem 86 anos. Era moda na época, não apenas nas instituições públicas e privadas, mas também nas famílias, a exposição dos retratos ou fotos dos antepassados, sempre na sala mais nobre da casa.
A Galeria inicialmente era composta por apenas seis telas, dos primeiros presidentes da câmara. Na época, o Poder Legislativo de São Paulo era bicameral, formado pelo Senado e a Câmara do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo. Na cerimônia de inauguração, o então presidente, deputado Antônio Álvares Lobo destacou que o objetivo da Mesa da Câmara era registrar de alguma forma os "homens vinculados à atuação política de nossa terra e as transformações".
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições