Ex-presidentes Samuel Moreira e Chico Sardelli recebem homenagem do Parlamento

Seus retratos passaram a integrar a Galeria dos Presidentes, cujo acervo totaliza 56 telas
14/03/2017 20:48 | Keiko Bailone Fotos: Vera Massaro e Raphael Montanaro

Compartilhar:

Solenidade em homenagem aos ex-presidentes Samuel Moreira e Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra em homenagem ao ex-presidente Chico Sardelli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez fala na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Samuel Moreira e Chico Sardelli entre parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli, Samuel Moreira e parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra em homenagem ao ex-presidente Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade em homenagem aos ex-presidentes Samuel Moreira e Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira fala na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa inaugurou nesta terça-feira, 14/3, os retratos dos ex-presidentes Samuel Moreira (biênio 2013/2015) e Chico Sardelli (1º/2 a 14/3 de 2015). O descerramento das placas foi feito pelo presidente Fernando Capez e dezenas de parlamentares participaram da cerimônia. A pintura de Moreira foi feita pelo artista plástico Gabriel do Valle Neto e a de Sardelli, por Marcus Cláudio.

Ao agradecer a homenagem, Moreira, atual chefe da Casa Civil, referiu-se de maneira especial à sua vivência no Legislativo paulista. "Foi muito importante para minha formação política, porque você consegue fazer amigos entre pessoas que pensam de forma diferente". Sobre seu retrato, lembrou ser importante a tradição, por mostrar que os homens passam, mas as instituições permanecem.

Sardelli, por sua vez, disse que ao suceder Moreira encarou uma dura missão, mas deu o melhor de si na presidência da Assembleia. Agradeceu aos que trabalham com ele e reiterou que "o verdadeiro espírito do homem público deve ser o de se preocupar com as próximas gerações e não eleições".

A Galeria dos Presidentes da Assembleia foi inaugurada em 17/12/1920, em plena República Velha, e tem 86 anos. Era moda na época, não apenas nas instituições públicas e privadas, mas também nas famílias, a exposição dos retratos ou fotos dos antepassados, sempre na sala mais nobre da casa.

A Galeria inicialmente era composta por apenas seis telas, dos primeiros presidentes da câmara. Na época, o Poder Legislativo de São Paulo era bicameral, formado pelo Senado e a Câmara do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo. Na cerimônia de inauguração, o então presidente, deputado Antônio Álvares Lobo destacou que o objetivo da Mesa da Câmara era registrar de alguma forma os "homens vinculados à atuação política de nossa terra e as transformações".

alesp