Sessão solene na Assembleia Legislativa marca Dia Estadual do Turismo

O jornalista Jarbas Favoretto foi homenageado durante o evento
22/03/2017 21:09 | Da Redação: Fotos Vera Massaro

Compartilhar:

Michel Tuma Ness, Roberto de Lucena, Jarbas Favoretto, João Caramez, Laércio Benko e Marcos Arbaitman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200554.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e familiares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200555.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão fala na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200556.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez conduz os trabalhos da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200557.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200558.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Herculano Passos, deputado federal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Michel Tuma Ness, Roberto de Lucena, Jarbas Favoretto, João Caramez, Laércio Benko e Marcos Arbaitman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laércio Benko, secretário estadual do Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na solenidade em homenagem a Jarbas Favoretto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sâmia Favoretto, Itamar Borges, Jarbas Favoretto, João Caramez, Herculano Passos, Laércio Benko e Roberto de Lucena <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abraço entre homenageado e a filha Sâmia Favoretto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado João Caramez (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na segunda-feira, 20/3, sessão solene com a finalidade de prestar homenagem ao Dia Estadual do Turismo e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (Amitur).

Caramez abriu o evento destacando a relevância de São Paulo no cenário turístico nacional, uma vez que recebe de 30% a 35% dos viajantes no país. Ele explicou que os turistas visitam o Estado a negócios, mas gastam também em gastronomia, espetáculos e vida noturna.

Após exibição de vídeo com a retrospectiva da vida e carreira do Jarbas Favoretto, os deputados Célia Leão (PSDB) e Itamar Borges (PMDB) destacaram a relevância da solenidade e o histórico de Favoretto em serviços prestados ao desenvolvimento turístico dos municípios paulistas.

Marcos Arbaitman, coordenador de Turismo da prefeitura de São Paulo, lamentou que o Brasil não valorize a contento o seu potencial turístico. Ele afirmou que, enquanto países como França e Itália recebem de 50 a 60 milhões de turistas por ano, o Brasil, em 2016, recebeu apenas 5,7 milhões de visitantes estrangeiros, média que vem se mantendo nos últimos anos. "O turismo pode ajudar a gerar empregos", ressaltou.

Michel Tuma Ness, presidente da Federação Nacional de Turismo e vice-presidente da Confederação Nacional do Turismo, afirmou que o turismo é a segunda maior indústria do mundo " atrás apenas da bélica ", sendo portanto uma das saídas para ajudar o país a retomar o crescimento. Entre as medidas de fomento, Ness defendeu o retorno dos cassinos ao Brasil.

O deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, destacou a necessidade de discussão sobre um marco regulatório para a chamada economia colaborativa, que apresenta, por exemplo, o Uber como serviço alternativo ao de táxi e o Airbnb como opção à rede hoteleira.

Laércio Benko, secretário de Estado do Turismo, elogiou a legislação de fomento aos municípios turísticos que, além das 70 estâncias, conta com 140 municípios de interesse turístico, entre os quais, os três mais bem administrados vão substituir estâncias rebaixadas por desempenho insuficiente. Segundo ele, essa competição deve fortalecer o setor turístico como um todo.

O deputado federal e ex-secretário de Turismo Roberto de Lucena (PV-SP) parabenizou a Alesp pela atuação na área. Destacou a relevância dos debates políticos sobre municípios turísticos e a posição do deputado João Caramez como um dos seus articuladores. Acentuou a importância da cadeia produtiva do turismo, que envolve 52 setores da economia.

Após ler o currículo de Favoretto, João Caramez procedeu à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Favoretto considerou que as atividades turísticas relevantes nos municípios somente são possíveis com a atuação comprometida de seus prefeitos e enumerou pessoas que contribuíram para o sucesso de suas atividades na área do turismo no Estado. Exaltou ainda a importância dos conselhos municipais de Turismo.

alesp