Programa Água é Vida chega a Itapetininga


22/03/2017 18:04 | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:

Giriboni e morador que recebeu o programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa de saneamento rural Água é Vida está sendo implantado em Itapetininga. O convênio foi assinado em 2011, mas a retomada do investimento, mais de R$ 2 milhões, foi acertada em uma reunião entre o secretário de Saneamento Benedito Braga e a prefeita Simone Marquetto, intermediada por Edson Giriboni (PV), em janeiro. Serão instaladas Unidades Sanitárias Individuais (USIs) em 501 residências na zona rural.

Idealizador do programa quando secretário de Saneamento, Edson Giriboni visitou as primeiras comunidades atendidas no município, nos bairros do Areião e Várzea, quase 40 quilômetros de distância do centro da cidade. Em breve, o programa vai chegar ao Morro Vermelho, Porto Velho, São Roque, Ita Recreio, Pescaria, Cantagalo e Rio Acima.

"Fico contente ao ver de perto o programa fazendo bem às pessoas, ao meio ambiente. Quando levei essa ideia ao governador Alckmin queria trazer saneamento para as comunidades isoladas. Se não fosse esse programa, não haveria previsão de tratamento de esgoto nessas áreas mais distantes dos centros urbanos", disse o parlamentar. Giriboni explica também que o uso das Unidades Sanitárias Individuais foi a forma encontrada para viabilizar economicamente o programa. "Com os métodos tradicionais de tratamento seria impossível trazer saneamento para essas localidades", informa.

O Água é Vida teve início em 2011 nas regiões de Itapetininga e Vale do Ribeira e, junto com o Se Liga na Rede, pelo qual o governo custeia a ligação à rede de esgoto para famílias de baixa renda, foi um marco da gestão de Giriboni à frente da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp