Entrega da penitenciária feminina de Votorantim


22/03/2017 17:06 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary, Geraldo Alckmin, Mendonça Filho e Cármen Lúcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Amary (PSDB) participou da inauguração da penitenciária feminina de Votorantim, na tarde de 20/3, com a presença do governador Geraldo Alckmin, da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, do ministro da Educação, Mendonça Filho, e demais autoridades.

Esta penitenciária é uma reivindicação antiga da deputada, autora da lei que instituiu o Programa de Saúde da Mulher Detenta no Estado de São Paulo. "É um presídio especialmente voltado para a mulher, com atendimento humanizado que proporciona dignidade e contribui para a ressocialização", afirma a parlamentar.

A unidade tem capacidade para abrigar 848 reeducandas, sendo 740 no regime fechado e 108 no regime semiaberto. Com área construída total de 17.038,55 m², a unidade busca atender a demanda de vagas prisionais e melhorar as condições de segurança pública.

Os pavilhões têm área específica para amamentação e atividades esportivas, além de pátio descoberto com palco multiuso (por pavilhão), áreas de convivência e visita, playground, praça de areia, minicampo de futebol e salas para atividades educativas de reeducandas com os filhos, com brinquedoteca, videoteca e oficina cultural. A unidade também conta com estação de tratamento de esgoto.

O projeto foi concebido com pavilhões de trabalho, de serviços, área de saúde e de visita íntima, todos com sistema de rampas de acessibilidade para portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp