Luta para controlar exposição ao benzeno segue na pauta


06/04/2017 14:15 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins (3º a partir da esq.) em reunião realizada na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcos Martins é autor do Projeto de Lei 247/2015, que regulamenta o abastecimento de veículos em postos de combustíveis no Estado de São Paulo. O projeto, que proíbe o abastecimento dos tanques de combustível após o acionamento da trava da bomba, minimizando a evaporação do benzeno, foi aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa, mas vetado pelo governador.

No final de março, Martins encabeçou uma reunião com especialistas de diversas áreas, visando reverter o veto do governador e, desta maneira, preservar a vida da população paulista. Participaram da reunião Fernanda Giannasi, engenheira de segurança no trabalho e auditora fiscal do Ministério do Trabalho; Danilo Fernandes Costa, auditor fiscal do trabalho, especialista em medicina do trabalho; Arline Arcuri, pesquisadora da Fundacentro; Simone Alves dos Santos, diretora técnica da Divisão de Vigilância Sanitária de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, os presentes entenderam a necessidade de sensibilizar parlamentares e o Palácio dos Bandeirantes sobre os malefícios do benzeno e as formas possíveis de prevenir a população sobre esses males.

Em 21/3, durante reunião da Comissão de Saúde, o parlamentar apresentou requerimento convidando a diretora técnica da Divisão Vigilância Sanitária do Trabalho para expor o trabalho desenvolvido por sua equipe na prevenção à exposição ao benzeno.

"O convite feito à Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho busca esclarecer os malefícios do benzeno à saúde da população e é fundamental para a conscientização dos deputados integrantes desta comissão" declarou Martins.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp