Sessão solene homenageia cavalaria da Polícia Militar


12/04/2017 20:46 | Da Redação*

Compartilhar:

Rubens Araújo, Coronel Telhada, Cauê Macris, Coronel Camilo, Nivaldo Restivo e Marcelo Vieira Salles <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo, Cauê Macris e autoridade militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene homenageou o regimento de Cavalaria 9 de Julho, uma das mais tradicionais unidades da Polícia Militar do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jeremias da TV Assembleia SP entrevista Nivaldo Restivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201293.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris (PSDB), e presidida pelo Coronel Camilo, líder do PSD, homenageou, na noite de 10/4, o regimento de Cavalaria 9 de Julho, uma das mais tradicionais unidades da Polícia Militar do Estado, que é subordinada ao Comando de Policiamento de Choque.

"Com imenso orgulho proponho essa homenagem aos homens e mulheres que compõem esta importante tropa", afirmou Camilo, que foi comandante-geral da PM por três anos, de 2009 a 2012. O dia da cavalaria, oficialmente comemorado em 10 de maio, lembra também a data de nascimento do marechal Manuel Luiz Ozório, considerado o patrono da arma de Cavalaria.

O deputado explicou que o regimento é a unidade que conserva as tradições desde os "130 de 31", sendo que 30 homens foram destacados para a composição da Cavalaria, nos anos de 1831. Coronel Camilo disse, ainda, durante a solenidade, que foi o responsável por retomar a tradição de oferecer a espada ao primeiro colocado da academia na arma de Cavalaria.

Para o comandante-geral da PM, coronel Nivaldo Restivo, que anteriormente comandou o Choque, a Cavalaria realiza um papel importante de apoio a todas as ações do policiamento ostensivo e em jogos de futebol, e como tropa de choque em manifestações e outras operações. O oficial fez questão de destacar que, entre os presentes, estava um policial com 33 anos de trabalho somente no regimento.

O comandante do regimento, coronel Marcelo Vieira Salles, também esteve na mesa de autoridades, e agradeceu o deputado Camilo pela homenagem. Na ocasião, foi mencionado o trabalho que os cavalos realizam também para crianças, oferecendo equoterapia no parque da Água Branca, na zona oeste da capital.

Também estiveram na mesa o deputado Coronel Telhada (PSDB), o tenente-coronel Di George Cerqueira, que representou a coronel Helena dos Santos, secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora de Defesa Civil, além de Rubens Araújo, que representou o Comando Militar do Sudeste e o general de Exército Mauro César Lorena Cid.

Ao término do encontro, ao menos 15 policiais receberam certificados pelos excelentes serviços oferecidos à sociedade. Em seguida, Coronel Camilo convidou todos os presentes a visitarem a exposição sobre a história da Cavalaria, que inclui fotos e artigos do regimento. As peças estarão disponíveis no Hall Monumental da Assembleia Legislativa até o dia 13/4.

coronelcamilo@al.sp.gov.br

*com a colaboração do gabinete do deputado Coronel Camilo

alesp