Novo reitor da Unesp apresenta propostas e desafios da nova gestão

Também foram apresentadas sugestões para permanência estudantil
19/04/2017 20:33 | Da Redação Mateus Lima - Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Orlando Bolçone e Sandro Roberto Valentini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201455.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Roberto Valentini e Orlando Bolçone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201458.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Roberto Valentini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares presentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Roberto Valentini e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Minimizar as desigualdades, ampliar a participação estudantil e a expandir com foco na sustentabilidade financeira são alguns dos desafios apresentados nesta terça-feira, 19/4, pelo novo reitor da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), Sandro Roberto Valentini. Ele prestou esclarecimentos à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, presidida pelo deputado Orlando Bolçone.

O reitor, que vai exercer o mandato no quadriênio 2017-2021, explicou que a Unesp está presente em 24 municípios paulistas, num total de 35 unidades. Além disso, afirmou que a previsão para 2017 é que cerca de 50% dos estudantes sejam oriundos de escolas públicas. A proposta de Valentini é investir em pesquisas para atender as demandas da população, com foco na inovação e desenvolvimento social.

O deputado Reinaldo Alguz (PV) ressaltou a clareza dos dados apresentados pelo reitor e frisou a necessidade do "resgate a meritocracia". Segundo ele, todos os brasileiros devem ter acesso à universidade, permitindo que "aqueles que se dedicam tenham mérito".

"São mais de 51 mil alunos, distribuídos em 155 cursos da Unesp", disse Valentini, lembrando o problema da evasão escolar. Para o deputado Marco Vinholi (PSDB), é necessário ampliar as políticas de permanência estudantil. O deputado também falou sobre a implementação do Programa Bom Prato, do governo do Estado, em unidades da Unesp, para colaborar com o cotidiano dos estudantes na redução de gastos.

alesp