Qualidade da água em Taubaté é tema de debate


27/04/2017 15:13 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso (3º à esq.) na Câmara de Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara de Taubaté sediou audiência pública, no dia 26/4, para debater os serviços prestados pela Sabesp. O debate, uma iniciativa do vereador Dentinho, contou com a participação do deputado Padre Afonso Lobato (PV), além de representantes da Sabesp e da prefeitura, e usuários que reclamam principalmente da qualidade da água oferecida para o consumo da população.

O problema se arrasta há pelo menos dois anos, sem que uma solução seja apresentada pela empresa, que está sem contrato com o município desde 2012. A população reclama que a água tem chegado às torneiras com muita ferrugem, o que assinala problemas na tubulação antiga, hipótese confirmada pelo engenheiro Fernando Lourenço.

Segundo ele, já foram substituídos dez quilômetros de rede, em 2016, mas a meta é fazer outros dez quilômetros em 2017. De um total de 900 quilômetros de rede, 88 quilômetros são de ferro fundido, dos quais 50 precisam ser trocados, o que reduziria significativamente os problemas com a qualidade.

Padre Afonso destacou a importância da união dos vereadores e se colocou à disposição para buscar soluções definitivas para a questão. "É urgente uma solução porque não podemos mais arrastar o problema", afirmou. O parlamentar disse que, caso seja necessário, ele irá à superintendência da Sabesp ou ao governador exigir providências.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp