Solenidade marca os 18 anos do Projeto Vivaleite


04/05/2017 19:19 | Da Redação Monica Ferrero - Fotos: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Solene ocorreu nesta quinta-feira, 4/5<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Floriano Pesaro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades presentes na homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se nesta quinta-feira, 4/5, ato solene com a finalidade de comemorar os 18 anos do maior programa alimentar da América Latina, o Vivaleite. Marco Vinholi (PSDB), proponente da solenidade, destacou o grande papel social do Projeto Vivaleite, que dá melhor qualidade de vida para pessoas carentes e, ainda movimenta o setor leiteiro do Estado. Lembrou ainda que se trata do maior programa social do Estado e o maior em termos de segurança alimentar da América Latina.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, afirmou que, "neste momento difícil por que passa o país, que está aparentemente desgovernado, com a população desiludida e com dificuldades financeiras, programas sociais de transferência de renda, como o Vivaleite e o Bom Prato, têm muita importância". Disse ainda ter esperança de que, no futuro, esses programas passem a ser desnecessários.

A mesa dos trabalhos foi composta ainda pela secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Marina Bragante, a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Rita Dalmaso, pelo diretor do Projeto Vivaleite, Paulo Uehara, e pelo prefeito de Brodowski, José Luiz Perez, representando todos os prefeitos presentes. Participaram pessoas ligadas às entidades beneficentes que participam da distribuição do leite às famílias, além de prefeitos e vereadores.

Foram entregues certificados comemorativos dos 18 anos do Projeto Vivaleite a representantes das entidades sociais e religiosas que participam da entrega do leite, dos produtores e ainda para representantes das famílias atendidas e dos idosos.

O Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil, cujos beneficiários são crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e, na capital, idosos acima de 60 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até 25% de salário mínimo per capita. Criado em 1999, distribui anualmente 81 milhões de litros de leite enriquecido para crianças e idosos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Hoje, cerca de 450 mil famílias recebem esse complemento alimentar. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Na Capital e Grande São Paulo, a distribuição é feita por meio de 1.786 entidades. No interior, são 2.034 pontos de entrega com cobertura total de 100% do Estado.

alesp