Solene homenageia Guarda Civil Metropolitano


15/05/2017 19:14 | Da Redação:Larissa Leão - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Marcos Antônio Pinto de Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Lancaster <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Ramalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adelson de Sousa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Lancaster e Marcos Antônio Pinto de Moraes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim, Gil Lancaster, Marcos Antônio Pinto de Moraes, Adelson de Sousa e Gilberto de Paula<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Ramalho, Delegado Olim, Gil Lancaster, Marcos Antônio Pinto de Moraes, Adelson de Sousa, Gilberto de Paula e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ocorreu na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presente na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202328.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento ocorreu nesta segunda-feira, 15/5<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202329.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com abertura do deputado Gil Lancaster (DEM), foi realizada nessa segunda-feira, 15/5, solenidade com a finalidade de homenagear o trabalho do Guarda Civil Metropolitano (GCM) Marcos Antônio Pinto de Moraes, que marcou a todos pela sua iniciativa impactante na vida de moradores de ruas. Marcos Antônio, exemplo de solidariedade e amor ao próximo, dedica seu trabalho para reintegrar essas pessoas às suas famílias, as quais não conseguiam localizar seus familiares desaparecidos há anos.

Sua iniciativa foi reconhecida e honrada com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, entregue por Lancaster, que ressaltou a atitude do guarda "como simples, inteligente e generosa" e que poucas pessoas fazem esse trabalho em virtude de um mundo melhor. Para o guarda civil, não há dinheiro que pague a alegria e satisfação que ele tem ao conseguir realizar esses encontros de famílias. Ele agradeceu a sua esposa Karina e a Deus. "Deus deixa você escolher qual semente plantar, e você colhe aquilo que plantou", destacou. Em um discurso emocionante, Marcos Antônio deu ênfase e dedicou sua homenagem a moradores que ele já salvou, e agradeceu o apoio da instituição para continuar seu trabalho com uma equipe.

O deputado Fernando Capez (PSDB) esteve presente no evento e salientou a iniciativa do deputado Gil Lancaster, que foi polícia militar na Rota, na década de 80 e é membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Capez explicou que o colar foi idealizado e aprovado em sua gestão, e "essa comenda só pode ser entregue para casos muito especiais e de merecimento". A atitude de Marcos Antônio foi exemplar em sua visão, e acrescentou que sua ação social "faz com que você dignifique sua farda e ao mesmo tempo eleve como ser humano".

O deputado Coronel Telhada (PSDB) frisou o papel da polícia e da batalha enfrentada por eles no dia a dia. "Essa batalha não é reconhecida pela sociedade", e em seguida destacou a importância de seu trabalho, que é "cuidar da população".

Durante o evento, a vereadora Adriana Ramalho, presidente da Comissão de Segurança Pública na Câmara Municipal de São Paulo, ressaltou o trabalho de Marcos Antônio como inspirador. Segundo ela, "A GCM demonstra o que é amor. Colaca sua vida, carga horária para cuidar do ser humano".

Além disso, destacou "o olhar especial do guarda perante os moradores" e a necessidade de divulgação de ações do bem para mudar a realidade das opiniões. Em seu discurso, a vereadora trouxe a informação de que o prefeito João Dória fez a contratação de 200 Guardas Civis Metropolitano. "É preciso ter essa valorização e reconhecimento", finaliza.

O deputado Delegado Olim (PP) disse que irá falar com o prefeito para mudar a cor da viatura dos guardas. Para ele o armamento deveria ser melhor também. Segundo o deputado, "as pessoas não sabem o trabalho dos guardas, e só vocês para saber o dia a dia na rua". Olim deu seu total apoio, e destacou que Marcos Antônio "vai além".

Segundo o bispo Gilberto Paula, da Assembleia de Deus Ministério Madureira, "tudo tem seu tempo, e chegou o tempo de Marcos ser honrado". Para o comandante geral inspetor superintendente da GCM, Anselmo de Sousa, "falta sensibilidade das pessoas." Seu objetivo é mudar essa realidade e fazer com as pessoas enxerguem quem precisa ser visto, e, além disso, destacou a missão de proteger a população.

Durante a cerimônia, foi feito um minuto de silêncio ao GCM Marcos Roberto de Oliveira, baleado por um suspeito de 15 anos, que foi detido pela polícia.

Ao final do evento, Lancaster deu ênfase ao seu Projeto de Lei nº 1203/2015, aprovado em 2016, que determina a instalação de vidro blindado no parabisa dianteiro de viaturas das polícias Militar, Civil e Guardas Civis Municipais no Estado de SP.

Policiais civis e militares também estiveram presentes.

alesp