Solenidade destaca responsabilidade dos cidadãos sobre a segurança pública


16/05/2017 17:41 | Da Redação - Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Adelson de Souza, Evaldo Coratto, Celino Cardoso, José Roberto Rodrigues de Oliveira e Marcelino Fernandes da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Roberto Rodrigues de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelino Fernandes da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adelson de Souza, Evaldo Coratto, Celino Cardoso, José Roberto Rodrigues de Oliveira e Marcelino Fernandes da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202411.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade ocorreu na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202412.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na homenagem  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202413.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Direitos e responsabilidades dos cidadãos com relação à segurança pública foram os temas evidenciados pelos participantes da cerimônia de encerramento da Semana da Cidadania e Segurança, que reuniu integrantes dos conselhos comunitários de segurança e lideranças locais de diversas regiões do Estado de São Paulo. O deputado Celino Cardoso (PSDB) presidiu a sessão solene ao lado do comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cel. Nivaldo Cesar Restivo; do corregedor da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Marcelino Fernandes da Silva; do secretário municipal de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira; do comandante geral da Guarda Civil Metropolitana, Adelson de Souza; e do coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Coratto.

Criada oficialmente pela Lei 16.086/2016, a Semana da Cidadania e Segurança teve a sua segunda edição neste ano. O objetivo do evento é, segundo o texto da lei, "conscientizar e educar a comunidade dos seus direitos e deveres, interagindo com os responsáveis pela segurança de cada um. E, acima de tudo, proporcionar a integração do cidadão". A programação envolve palestras com autoridades policiais nas escolas públicas e privadas; atividades nas unidades policiais e museus das polícias Civil e Militar; atividades nos Centros de Integração e Cidadania (CICs) e campanhas publicitárias. Participam dos eventos programados entidades sociais, igrejas, escolas e Consegs.

Celino Cardoso destacou que a Constituição Federal consagra que segurança é dever do Estado e direito e responsabilidade dos cidadãos. Por isso, cabe aos cidadãos desempenhar alguns papéis nos mecanismos de proteção e prevenção. Exemplo disso são os circuitos pelos quais de desdobram o crime de roubo de carga. Segundo o parlamentar, cidadãos comuns acabam alimentando essa modalidade de crime ao se colocarem como consumidores finais dos produtos roubados. "Trabalhadores honestos, de fome inconsciente, adquirem mercadorias roubadas porque acreditam estar fazendo uma boa compra, de um produto mais econômico. Porém, desprezam que aquele produto não tem procedência lícita", disse. Cardoso também falou dos acidentes de trânsito e delitos de diversas naturezas que fazem parte do cotidiano, em relação aos quais os cidadãos deveriam estar mais atentos.

Durante a solenidade também foi feita homenagem póstuma a João Batista de Souza Filho, presidente do Conseg da Freguesia do Ó, em reconhecimento a suas atividades no órgão. Os parcipantes também assistiram à palestra do corregedor da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Marcelino Fernandes da Silva, que reforçou a importância da atuação dos Consegs nas estratégias das políticas de segurança e seu apoio permanente à atuação dos policiais militares nas comunidades.

alesp