Audiência pede mais recursos para as universidades estaduais


17/05/2017 12:29 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi fala durante audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi (PSOL) presidiu audiência pública, em 15/5, para tratar da crise no financiamento das universidades públicas estaduais. Estiveram presentes representantes do corpo docente, funcionários e alunos da USP, Unesp, Unicamp e também do Centro Paula Souza.

O parlamentar afirmou que está acontecendo nas universidades públicas um ajuste fiscal, sem estudo de impacto e injustificado. "Não há crise financeira no Estado que justifique a erosão na qualidade de nossas universidades, basta ver como Alckmin continua generoso em seus programas de isenção de impostos e parcelamento de dívida para os grandes empresários", disse Giannazi.

O professor João Chaves, presidente do Fórum das Seis, explicou que a dotação orçamentária das universidades públicas perdeu mais de um bilhão, nos últimos três anos. "A crise atual aconteceria independentemente da crise econômica, porque desde 1995 o governo estadual não aumenta o investimento. Neste período, as universidades passaram por uma forte expansão, com a construção de novos campi".

Com o dobro de alunos e com menos funcionários e recursos que há 20 anos, as três melhores universidades do país, referência em pesquisa científica na América Latina, correm o risco de ser sucateadas.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp