Projeto de lei cria campanha "Aluno Consciente"


24/05/2017 13:49 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Assessoria Deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Damasio é autor do Projeto de Lei 336/2017, que institui a campanha "Aluno Consciente". De acordo com a propositura, as escolas da rede estadual de ensino deverão desenvolver continuamente projetos que chamem a atenção dos alunos para temas da atualidade e que afetam o ambiente e as relações escolares.

Temas como bullying, pedofilia, drogas (lícitas e ilícitas), racismo, preconceito, vandalismo e inclusão de pessoas com deficiência na escola estão na pauta. "Na verdade, cada escola e cada região trabalharão com os temas que atendam à sua realidade e necessidade", explicou o deputado, acrescentando que o objetivo é sistematizar a prática, que já é desenvolvida em muitas escolas.

O PL informa, ainda, que os alunos têm de ser participantes ativos e que o tema poderá ser trabalhado por meio de diferentes atividades, como concursos, teatro, palestras, filmes, semana cultural e outros.

"A escola é, por natureza, o espaço de todos. E, neste espaço, todos têm de ser acolhidos e se sentirem bem. Para isso, é necessário respeitar, acima de tudo, as diferenças. Debater esses temas que afetam o dia a dia dos alunos é positivo para a formação da cidadania; pessoas conscientes de seus direitos, mas também de seus deveres", disse Damasio.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp