Alternativas inovadoras para melhorar as bibliotecas públicas


26/05/2017 12:09 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:

Reunião na ECA-USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Roberto Massafera reuniu-se nesta quinta-feira, 25/5, na Escola de Comunicações e Artes da USP, com o vice Reitor da universidade, Vaham Agopiam e com o professor Luis Milanesi, Chefe do departamento de biblioteconomia da mesma universidade. Na reunião, que também contou com a presença de alunos de mestrado e doutorado em Biblioteconomia, discutiu-se criação de alternativas inovadoras para se encontrar novas formas de ser biblioteca.

O professor Milanesi fez uma explanação aprofundada da situação das bibliotecas públicas e apontou a televisão e o advento da internet como fatores que mais contribuem para a obsolescência dos modelos de funcionamento das bibliotecas. Ele acredita que as bibliotecas precisam buscar soluções com a adoção das tecnologias de informação e comunicação criando uma rede das bibliotecas públicas que possam disponibilizar acervos e prestar serviços por meio da internet.

O deputado Massafera apontou que a velocidade trazida pelas novas tecnologias de informação e comunicação exigem adaptações das bibliotecas para o mundo virtual e afirmou que a USP e a Secretaria Estadual de Cultura irão desenvolver estudos e pesquisas, conforme projeto a ser apresentado à FAPESP, para construir alternativas inovadoras nesse campo. O deputado se comprometeu a desenvolver esforços e ações para ver o projeto da Biblioteca virtual concretizado em todos os municípios e institutos de pesquisa e universidades paulista servindo de exemplo para todo Brasil.

alesp