Guardas Civis Municipais debatem prevenção de drogas


26/05/2017 13:07 | Da redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Mesa inicial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202936.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral da GCM canta hino nacional e abre os trabalhos.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prevenção é instrumento privilegiado de segurança pública, afirmaram os guardas municipais presentes em seminário realizado nesta sexta-feira, 26/5, na Assembleia Legislativa.

As ações do Grupo de Educação e Prevenção de Drogas (Gepad) da Guarda Civil Metropolitana do município de São Paulo têm o objetivo de reduzir o número de usuários de drogas através da prevenção.

O Grupo também pretende sensibilizar todos os segmentos da sociedade para o desenvolvimento de programas que informem sobre o uso indevido de drogas. Suas atividades são realizadas por meio de diálogos, orientação técnica, dinâmicas, dramatização, reuniões comunitárias, cursos de prevenção e atividades lúdicas.

Projeto de lei que tramita na Assembleia, de autoria do deputado Chico Sardelli (PV), institui o Gepad em todo o Estado de São Paulo. Para o deputado, as Guardas Municipais são essenciais para a segurança pública e muito podem contribuir para a prevenção ao uso de drogas. Segundo ele, é preciso valorizar estes profissionais, cuja dedicação e competência têm conseguido atingir resultados muito importantes. "Eu acredito nas guardas municipais", declarou o parlamentar.

Os guardas municipais que participam do programa relataram que com ele almeja-se a promoção de ações cujo enfoque principal é atuar nas raízes dos problemas sociais para minimizar a violência, a criminalidade, as consequências das drogas na sociedade, utilizando ações preventivas com a participação social, sempre em parceria especialmente com setores da Educação.

O seminário "Guardas Civis Municipais, Prevenção também se Ensina" foi realizado sob a coordenação do deputado Chico Sardelli (PV).

Participaram do evento o inspetor superintendente Euclides Conradim, comandante da Superintendência de Planejamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; a inspetora superintendente Lídia Maria de Gouveia, subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; o inspetor superintendente Adelson de Souza, comandante geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e Luiz Carlos Magno, ex-delegado do Denarc. O deputado federal Major Olímpio também compareceu ao evento.

alesp