Novela revela preconceito contra policiais militares


02/06/2017 16:25 | Da assessoria do deputado Coronel Camilo

Compartilhar:

Coronel Camilo argumenta em plenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar da Segurança na Assembleia, deputado Coronel Camilo, protestou veementemente na Tribuna do Parlamento paulista, nesta quarta-feira, 31/5, contra cena veiculada na novela Malhação da Rede Globo, em que atores interpretam policiais militares agindo de forma bastante racista e discriminatória.

No episódio, apresentado na véspera, os atores, usando roupa e viatura similares à da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fazem uma abordagem a uma moça de origem asiática e um rapaz de cor negra, chamando-os de "japinha" e "negão", respectivamente, ameaçando-os de prisão sem qualquer motivo legal.

"A Polícia Militar não tolera qualquer atitude desrespeitosa ou arbitrária por parte de qualquer policial. Aliás, os integrantes da Corporação são orientados a tratar a população com respeito e dignidade. Tratando o cidadão como se ele fosse a própria pessoa atendida", afirmou o deputado.

Segundo o parlamentar, a emissora é contumaz em apresentar cenas que denigrem a imagem da Corporação. Coronel Camilo afirmou na tribuna que durante o período em que foi comandante geral da PM (2009-2012), se reportou em três ocasiões à Rede Globo repudiando comentário de âncora de telejornal, cenas de novela e falas em programas de TV pelo fato de generalizarem atitudes incorretas de alguns policiais.

Em nota oficial, a Polícia Militar também repudiou o episódio: "a cena generalizou toda uma instituição, formada por pessoas dignas, mães e pais de família, que trabalham em São Paulo, diariamente chamados e reconhecidos pela nobreza das ações que realizam, desde o atendimento de ocorrências criminais até os atendimentos emergenciais e sociais, dos mais simples aos mais complexos. Policiais Militares que protegem anonimamente a sociedade. Os feitos positivos da Polícia Militar paulista e as ações destemidas de seus integrantes são evidentes e sobrepõem-se, inquestionavelmente, aos desvios de conduta que são pontuais", afirma em nota o atual comandante-geral, o coronel Nivaldo Cesar Restivo.

O discurso do deputado Coronel Camilo pode ser visto no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=auzavP0jpDA

coronelcamilo@al.sp.gov.br

alesp