Novela revela preconceito contra policiais militares
O coordenador da Frente Parlamentar da Segurança na Assembleia, deputado Coronel Camilo, protestou veementemente na Tribuna do Parlamento paulista, nesta quarta-feira, 31/5, contra cena veiculada na novela Malhação da Rede Globo, em que atores interpretam policiais militares agindo de forma bastante racista e discriminatória.
No episódio, apresentado na véspera, os atores, usando roupa e viatura similares à da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fazem uma abordagem a uma moça de origem asiática e um rapaz de cor negra, chamando-os de "japinha" e "negão", respectivamente, ameaçando-os de prisão sem qualquer motivo legal.
"A Polícia Militar não tolera qualquer atitude desrespeitosa ou arbitrária por parte de qualquer policial. Aliás, os integrantes da Corporação são orientados a tratar a população com respeito e dignidade. Tratando o cidadão como se ele fosse a própria pessoa atendida", afirmou o deputado.
Segundo o parlamentar, a emissora é contumaz em apresentar cenas que denigrem a imagem da Corporação. Coronel Camilo afirmou na tribuna que durante o período em que foi comandante geral da PM (2009-2012), se reportou em três ocasiões à Rede Globo repudiando comentário de âncora de telejornal, cenas de novela e falas em programas de TV pelo fato de generalizarem atitudes incorretas de alguns policiais.
Em nota oficial, a Polícia Militar também repudiou o episódio: "a cena generalizou toda uma instituição, formada por pessoas dignas, mães e pais de família, que trabalham em São Paulo, diariamente chamados e reconhecidos pela nobreza das ações que realizam, desde o atendimento de ocorrências criminais até os atendimentos emergenciais e sociais, dos mais simples aos mais complexos. Policiais Militares que protegem anonimamente a sociedade. Os feitos positivos da Polícia Militar paulista e as ações destemidas de seus integrantes são evidentes e sobrepõem-se, inquestionavelmente, aos desvios de conduta que são pontuais", afirma em nota o atual comandante-geral, o coronel Nivaldo Cesar Restivo.
O discurso do deputado Coronel Camilo pode ser visto no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=auzavP0jpDA
coronelcamilo@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações