Alesp adere ao Junho Vermelho


02/06/2017 18:22 | Da Redação - Fotos: Vera Massaro e Roberto Navarro

Compartilhar:

Palácio 9 de Julho iluminado para o Junho Vermelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palácio 9 de Julho iluminado para o Junho Vermelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palácio 9 de Julho iluminado para o Junho Vermelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é um dos pontos da cidade que estarão iluminados de vermelho durante o mês de junho. O motivo é a campanha "Junho Vermelho", que tem como objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue e conscientizá-las sobre a importância da doação como ato recorrente.

A iniciativa é do movimento "Eu Dou Sangue pelo Brasil" em parceria com instituições dos setores público e privado. O movimento também ganhou força nas redes sociais com intervenções no Twitter, Instagram e Facebook. Para participar da ação é necessário postar usando a hastag #EuDouSangue.

Em São Paulo serão iluminados de vermelho, além da Assembleia Legislativa, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, o Monumento às Bandeiras, a Estátua do Borba Gato, a Câmara dos Vereadores, a Sala São Paulo, a Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Sede da Secretaria de Saúde, a Fonte do Parque Ibirapuera, o Icesp (Instituto do Câncer), o Memorial da América Latina e a Sede da FIESP.

Além de São Paulo, outros estados do país aderiram à campanha como Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Santa Catarina.

Doação

Os principais centros para doação de sangue em São Paulo são:



Fundação Pró-Sangue Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar - Cerqueira César - São Paulo. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 7h às 18h. Sábados (atendimento limitado a 380 candidatos), feriados e emendas, das 8h às 17h e aos domingos (apenas no 1º e 3º de cada mês) das 8h às 13h.



Fundação Pró-Sangue Posto Dante Pazzanese: Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera - São Paulo. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 16h30, e aos sábados (2º e 4º de cada mês) das 8h às 16h. Fechado aos domingos e feriados.



Fundação Pró-Sangue Posto Regional de Osasco: Rua Ari Barroso, 355 - Presidente Altino " Osasco. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 16h30. Sábados, das 8h às 16h. Fechado aos domingos e feriados.



Fundação Pró-Sangue Posto Barueri: Rua Angela Mirella, 354 Térreo - Jd. Barueri " Barueri. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 16h. Fechado aos sábados, domingos e feriados.



Fundação Pró-Sangue Posto Mandaqui: Rua Voluntários da Pátria, 4227 - Mandaqui - São Paulo. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 16h30. Fechado aos sábados, domingos e feriados.



Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo: Rua Maestro Cardim, 1041 - Bela Vista, São Paulo. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 16h. Sábados e feriados, das 7h às 14h. Fechado aos domingos.



Banco de Sangue de São Paulo: Rua Borges Lagoa, 1450 - Vila Clementino, São Paulo (Hospital Edmundo Vasconcelos). Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h. Sábados das 8h às 12h.



Centro de Hematologia de São Paulo: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2533 " Jardim Paulista. Funcionamento de segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h. Sábados das 8h às 12h.



Hospital do Servidor Público Municipal: Rua Castro Alves, 60 - 4º andar. Funcionamento: de segundas a sábados, das 7h30 às17h.



Hemocentro da Santa Casa de São Paulo. Rua Marques de Itu, 579 " Vila Buarque. Funcionamento: de segundas a sextas-feiras das 7h às 18h. Sábados das 7h às 15h.

Requisitos para doação

Para doar sangue a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e apresentar documento de identificação original com foto recente.

Mulheres que ganharam bebê há menos de seis meses não podem doar sangue, assim como quem ingeriu bebida alcoólica até 12h antes, fez maquiagem definitiva ou tatuagem dentro de um ano e realizou procedimento endoscópico ou extraiu dente até seis meses antes da doação.

As pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, fazem uso de drogas ilícitas injetáveis ou possuem evidências de Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária não podem doar.

Bancos de Sangue

No mês de maio, o banco de sangue da Fundação Pró-Sangue registrou estoque 60% abaixo do limite esperado. A baixa da reserva é reflexo da queda de doações. Os sangues tipo O+, O-, B-, A+ e A- encontram-se em "nível crítico", ou seja, em quantidade para abastecer os hospitais por apenas dois dias. A fundação provê os bancos de sangue de mais de 100 instituições de saúde pública do Estado de São Paulo.

Apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde. A média fica abaixo dos 5% estimados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para suprir as necessidades da população do país.

alesp