Inaugurada a ampliação da ETE Barueri


09/06/2017 14:17 | DA ASSESSORIA DO DEPUTADO JOÃO CARAMEZ

Compartilhar:

João Caramez e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última quarta-feira (7/6) o governador Geraldo Alckmin inaugurou a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barueri. A estação, que processava 9.500 litros por segundo de esgoto, passa a tratar 12 mil litros e é uma das maiores da América Latina, capaz de tratar o esgoto de mais 1,2 milhão de pessoas.

"A gente fica muito feliz de, na Semana do Meio Ambiente, poder entregar a maior estação de tratamento de esgoto da América Latina", afirmou Alckmin que também anunciou a criação do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia). "É a Rota fora de São Paulo. É o mesmo modelo de tropa de elite para a região. Teremos no batalhão 216 homens e duas mulheres, 47 viaturas grandes, fortemente armadas, para proteger a região", afirmou.

O deputado João Caramez agradeceu ao governador a atenção às cidades da Grande São Paulo. "Levamos as demandas da região e sempre recebemos atenção e empenho do governador que, mesmo diante da crise econômica nacional, consegue realizar convênios importantes para atender a população."

A ETE integra o Projeto Tietê e teve o investimento é de R$ 390 milhões, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Com a ampliação da ETE, 216 milhões de litros de esgoto por dia deixam de ir para os rios sem tratamento.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp