Comissão reafirma que ouvirá autoridades sobre ocorrência de abusos no Metrô


14/06/2017 18:40 | Larissa Leão e Léo Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203818.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Paulo Menezes Figueiredo, serão convocados para discutir o aumento de 350% na quantidade de casos de abusos sexuais registrados no Metrô em 2016.

A solicitação foi aprovada pela Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais nesta quarta-feira (14/06), por requerimento da deputada Beth Sahão (PT). Além disso, será discutido o assassinato do ambulante Luiz Carlos Ruas, em dezembro do ano passado, na estação Pedro II do Metrô. O presidente da Comissão, deputado Carlos Bezerra Jr (PSDB), enfatizou a importância de "estabelecer um diálogo entre os parlamentares e o poder público".

Na reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a dois projetos de lei relativos à inclusão social. O primeiro assegura a toda criança com deficiência intelectual o direito ao atendimento especial de caráter educacional, assistencial e multidisciplinar, desde o nascimento até os três anos de idade. O PL 441/2016 é de autoria do deputado Marcos Damásio (PR).

Outro projeto que recebeu parecer favorável é o PL 617/2016, de autoria da deputada Célia Leão (PSDB), que propõe a instalação de uma quantidade mínima de quartos em hotéis, motéis, albergues e pousadas às pessoas com deficiência.

Estiveram presentes na reunião os deputados Coronel Telhada e Marco Vinholi (ambos do PSDB), Beth Sahão (PT), André Soares (DEM), Adilson Rossi e Carlos Cezar (ambos do PSB), Wellington Moura (PRB), Rita Passos (PSD) e Clélia Gomes (PHS).

alesp