Fórum das Seis reivindica mais investimento nas universidades


20/06/2017 16:46 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (2º à esq.) e representantes do Forum das Seis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg203940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi levou à reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, realizada na terça-feira (13/6), representantes do Fórum das Seis, entidade que agrega funcionários e docentes das três universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e do Centro Paula Souza (responsável pelas Etecs e Fatecs).

Os sindicalistas apresentaram documentos comprovando que o Estado não vem cumprindo efetivamente o repasse da cota-parte de 9,57% do ICMS para as universidades. Receitas como juros de mora e dívida ativa, bem como recursos destinados à habitação, são retirados da conta como se não fizessem parte do total arrecadado. "O governo Alckmin faz uma maquiagem contábil que reduz esse valor para 9,16%. São cerca de R$ 450 milhões a menos", explicou Giannazi.

Além da contabilidade correta, os representantes das entidades também pediram aos líderes partidários a aprovação de emendas à LDO que ampliem os recursos para o ensino superior. Eles explicaram que ao longo dos anos vem havendo um processo de expansão do número de alunos, de cursos e de instalações, sem o aumento correspondente de investimentos. Também criticaram as políticas de desonerações tributárias que reduzem ainda mais a fatia das universidades.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp