Assembleia aprova proposta que proíbe o uso de animais vivos nas escolas e universidades


22/06/2017 21:05 | Da Redação

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (22/06) projeto de lei que restringe o uso de animais vivos na área do ensino. Pela proposta, as escolas e universidades ficam proibidas de usar cobaias.

"Há métodos substitutivos para o ensinamento. Um aluno se sente muito mais seguro em aprender com um cadáver do que com um animal vivo. Muitas universidades já abandonaram essa prática, que além de desumana, é um crime", declarou o deputado Feliciano Filho (PSC), autor do projeto.

A professora Odete Miranda leciona na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), primeira instituição a restringir a prática no país. Ela acredita que mais de mil vidas já foram poupadas desde que esse método foi dispensado. "Isso permitiu que muitos alunos continuassem estudando aqui. Vários saíram por não concordarem com a utilização de animais nas universidades", disse. Segundo a professora, a aprovação dessa lei é um grande avanço para o Brasil. "Isso é uma realidade, não devemos mais usar animais para o ensino, não há necessidade e é um retrocesso, uma tradição que deve ser largada".

Para tornar-se lei, o projeto precisa da sanção do governador Geraldo Alckmin.

alesp