Projeto sobre teste da urina irá para votação final
A Assembleia Legislativa deverá votar em agosto o Projeto de Lei 545/2013, do deputado Edmir Chedid, que determina a realização gratuita do teste da doença da urina do xarope do bordo nos recém-nascidos no Estado. O parlamentar também é autor da lei que tornou obrigatória a campanha permanente do teste do pezinho.
A doença é hereditária e afeta o metabolismo de proteínas. Uma deficiência de enzimas leva ao acúmulo dos aminoácidos leucina, isoleucina e valina na corrente sanguínea. Como consequência, as funções cerebrais do recém-nascido são afetadas, o que poderá se tornar irreversível.
"O teste da urina, como é conhecido, deverá ser realizado até o oitavo dia de vida da criança sob a pena de multa de R$ 12.535 (500 Ufesps) aos hospitais e às maternidades do Estado. Afinal, as manifestações clínicas na criança surgem entre o quarto e o sétimo dias de vida, conforme relatei no argumento do projeto de lei", completou Edmir Chedid.
O projeto recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Saúde da Assembleia Legislativa. "Na prática, significa que está pronto para a votação final. Há dois anos, atuamos junto às lideranças a fim de demonstrar a importância desta iniciativa à comunidade. Por isso, espero que em agosto possamos incluí-lo na votação", finalizou o parlamentar.
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições