Homenagem ao Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores


27/06/2017 19:37 | Keiko Bailone - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Fernando Capez e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204394.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com quase 3.500 empresas filiadas, o Sindloc/SP foi homenageado nesta segunda-feira, 26/6, em sessão solene na Assembleia. O sindicato é responsável pela geração e manutenção de empregos diretos e indiretos de 164 mil pessoas no Estado e atende a mais de 13,7 milhões de usuários físicos ou jurídicos. Possui frota de 438 mil automóveis e recolhe 3 bilhões de reais em impostos.

O presidente do Sindiloc/SP, Eládio Paniagua Jr, ressaltou a necessidade de os órgãos públicos modernizarem a legislação do IPVA. Lembrou que a guerra fiscal traz prejuízos para o Estado paulista, mesmo com a redução de 50% na alíquota do IPVA, concedida para as empresas locadoras. "Apesar desse desconto, o imposto em São Paulo continua sendo 100% mais caro que nos estados vizinhos", garantiu.

Paniagua falou também sobre a burocracia para ter acesso à redução do IPVA. "Dentre os nossos 3400 associados, menos de 800 empresas conseguem cumprir a burocracia. Em função disso, a maioria licencia os veículos nos estados vizinhos, deixando de recolher ICMS para São Paulo; temos de corrigir este problema".

Na sessão solene, foi apresentado projeto de lei que institui 30 de julho como o Dia da Locadora de Automóveis no Estado de São Paulo. A data coincide com a da fundação do sindicato.

O deputado Fernando Capez (PSDB) presidiu a sessão e disse que não haveria tempo hábil para a aprovação desta proposta no primeiro semestre. Falou também da necessidade de uma estratégia para o setor. "Vamos tentar a aprovação do projeto em agosto. Temos de mostrar ao governo estadual, por meio de um estudo técnico confiável, que a redução da alíquota do IPVA proporcionará um aumento na arrecadação do ICMS; precisamos nos reunir com a secretaria da Fazenda, mostrando a viabilidade econômica disso", declarou.

Entre os presentes ao ato estavam o deputado Itamar Borges (PMDB), o presidente da Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores, Paulo Gaba Jr, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, Bruno Hideo Omori.

alesp