Assembleia de São Paulo abre a biblioteca para todos os cidadãos

A partir de segunda-feira qualquer pessoa poderá fazer empréstimos de livros, além de pesquisar no acervo histórico da Alesp
29/06/2017 14:23 | Da redação

Compartilhar:

Biblioteca da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204542.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204547.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204549.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O acervo da Biblioteca Alceu de Amoroso Lima " Tristão de Ataíde, na sede do Legislativo paulista, será aberta para uso do público em geral a partir da próxima segunda-feira, 03 de julho. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (28) pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Até então o acervo de 9 mil livros, da área jurídica legislativa, literatura clássica e da História de São Paulo em sua maioria, estava disponível apenas para funcionários da Casa e para empréstimo interbiblioteca, em que outras instituições se responsabilizam pelas obras retiradas. Com essa medida, qualquer cidadão munido de comprovante de residência e documento de identificação poderá retirar até três livros por 15 dias.

De acordo com o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Fernando (PT), a iniciativa é um marco da gestão e simboliza a abertura da instituição para todos os paulistas. "A Assembleia Legislativa tem um farto material que vem se modernizando e se atualizando diariamente. Esse material que antes estava restrito aos deputados e assessores passa a estar aberto à toda comunidade paulista. Isso ajudará sobretudo os estudantes e pesquisadores", disse.

Além da biblioteca, a Alesp dispõe, em prédio anexo, de um acervo que conta a história do Estado de São Paulo. São documentos e registros fotográficos que datam do período do Império, da República Velha até os dias de hoje. Este material é digitalizado e também está disponível para pesquisa do público no local.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, esse ato é um chamariz para que a população frequente mais a sede do legislativo. "Tanto o acervo histórico quanto a biblioteca da Assembleia têm obras riquíssimas que contam a história do nosso Estado. Queremos que a população tenha acesso a esse material e sinta que o parlamento paulista é a verdadeira casa do povo".

Serviço Biblioteca Alceu de Amoroso Lima " Tristão de Ataíde

Endereço: Palácio 9 de Julho " Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 " 3º andar " Ibirapuera " São Paulo/SP

Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 9h às 19h

Telefone: (11) 3886-6629

Serviço Acervo Histórico

Endereço: Anexo Palácio 9 de Julho - Avenida Mário Kozel Filho, s/nº - Ibirapuera " São Paulo/SP

Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 9h às 19h

Telefones: (11) 3886-6308/6530

alesp