CPI aborda denúncias de irregularidades no Detran


29/06/2017 21:07 | Keiko Bailone - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Caio França preside CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França preside CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Caruso e Milton Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga um suposto esquema de emissão irregular de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aprovou nesta quinta-feira, 29/6, a convocação do atual diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Maxwell Borges de Moura. Os parlamentares querem que ele detalhe o funcionamento do órgão.

De acordo com o deputado José Zico Prado (PT), o Departamento é uma "caixa preta".

Para o deputado Edmir Chedid (DEM), é preciso fiscalizar a instituição. "A ideia é cercear os movimentos errôneos do Detran. Segundo informações que obtive é lá que ocorrem as irregularidades, e não nos Ciretrans", disse. As Circunscrições Regionais de Trânsito funcionam nos municípios do interior do Estado e têm a responsabilidade de exigir o devido cumprimento da legislação de trânsito no âmbito de sua jurisdição.

Na reunião, também foram aprovados cinco requerimentos, todos de autoria do relator da CPI, deputado Marco Vinholi (PSDB). Os dois primeiros solicitam da Corregedoria Geral de Administração a apresentação de relatórios sobre denúncias movidas contra funcionários e agentes do Detran.

Dois outros requerimentos solicitam ao Detran relatórios sobre incidências de irregularidades detectadas em autoescolas do Estado de São Paulo.

O último requerimento aprovado solicita ao Ministério Público paulista e à Polícia Rodoviária Federal cópias dos autos da chamada operação Casa Branca. Deflagrada em junho de 2008, a operação desbaratou uma quadrilha que falsificava e vendia CNH principalmente em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, e em Mogi das Cruzes. À época, pelo menos 40 mil carteiras teriam sido suspensas pelo Detran por suspeita de fraude.

Por acordo dos parlamentares presentes " além dos citados, Caio França (PSB), na presidência; Carlão Pignatari (PSDB); Jorge Caruso (PMDB) e Milton Vieira (PRB) -, a próxima reunião desta CPI ocorrerá no dia 5/7, quarta-feira, às 11h, no Plenário José Bonifácio.

alesp