Municípios do Vale do Paraíba buscam participação no plano do Jaguari


04/07/2017 19:01 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Foto aérea de trecho da bacia do Jaguari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg204873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma intervenção do deputado Afonso Lobato garantirá uma maior participação dos setes municípios que fazem parte da bacia do rio Jaguari no aperfeiçoamento do plano de recuperação daquela que é uma das principais sub-bacias do rio Paraíba do Sul.

Uma reunião envolvendo prefeituras e representantes da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos está prevista para ocorrer no próximo dia 13/7, em Igaratá. Secretários municipais de Meio Ambiente apresentarão sugestões de alterações do texto do plano.

Padre Afonso acredita que o bom-senso poderá fazer com que o plano de recuperação da bacia contemple os interesses ambientais, sem atravancar o desenvolvimento dos municípios. "A lei tem que estar em consonância com a realidade, priorizando a preservação da bacia, mas sem que o crescimento das cidades seja prejudicado. Acreditamos no diálogo, por isso viabilizamos essa aproximação entre as prefeituras e a Secretaria de Recursos Hídricos", explicou ele.

O PDPA (Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental) da Bacia do Rio Jaguari foi apresentado pelo governo de São Paulo com base em relatórios da Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos). Foram definidas regras de uso da área, que passará a integrar o novo cinturão verde da RM Vale, priorizando a preservação da água e do meio ambiente.

alesp